Criptomoeda da China está pronta, diz banco central chinês

Por Thomas Simms


O Banco do Povo da China ( PBoC ) afirmou que sua moeda digital “agora pode ser considerada pronta”.

De acordo com Mu Changchun, vice-diretor do PBoC, um protótipo que adota a arquitetura blockchain foi desenvolvido com sucesso após cinco anos de pesquisa.

Seu anúncio, feito no Fórum China Finance 40, foi divulgado pelo site de notícias local Shanghai Securities News em 10 de agosto.

Sistema operacional de duas camadas

Mu disse que emitir uma criptomoeda usando uma arquitetura pura blockchain seria difícil de alcançar em um país tão grande como a China, porque os varejistas exigem alto desempenho de concorrência.

A criptomoeda também vai adotar um sistema operacional de dois níveis para atender à “economia complexa do país com um vasto território e uma grande população”, com o PBoC em um nível superior e os bancos comerciais em um nível secundário.

De acordo com Mu, isso melhorará a acessibilidade, aumentará as taxas de adoção entre o público e promoverá a inovação entre as entidades comerciais.

De acordo com o executivo do PBoC, a criptomoeda foi projetada para ser adequada para “cenários comerciais de alta frequência de varejo de pequena escala”.

Uma ameaça para os Estados Unidos?

Conforme relatado pela Cointelegraph em 9 de agosto, o PBoC tem planejado ficar à frente dos EUA e do Libra do Facebook emitindo uma criptomoeda nacional, à medida que os políticos americanos freiam a estabilidade da rede social por causa de preocupações regulatórias.

No entanto, apesar das observações otimistas de Mu, ainda não está claro exatamente quando a moeda digital da China será realmente lançada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bitcoin é desnecessário e deveria ser banido', diz Peter Switzer

Bitcoin dispara nas pesquisas do Google e tem mais buscas que Donald Trump

Site brasileiro promete pagar em Bitcoin por compras na Amazon, Americanas, Booking e outros